EXAME BI-RADS

Saiba tudo sobre exame com contraste, desde a sua finalidade até possíveis efeitos colaterais e cuidados antes do exame.O uso de contraste permite aumentar a sensibilidade de exames médicos e de diagnóstico por imagem. Os meios de contraste são substâncias introduzidas no organismo que contam com diferentes composições e raramente provocam reações adversas.

Um exame contrastado é um tipo de exame de imagem que utiliza substâncias contrastantes para realçar a visualização de estruturas específicas do corpo, facilitando o diagnóstico de diversas condições médicas.

Geralmente, o contraste se administra por via intravenosa, mas em alguns casos pode ser por via oral, retal ou diretamente no local do exame.

O contraste ou meio de contraste é uma substância, que ingerida ou injetada no paciente, torna mais nítido os órgãos e estruturas internas do corpo durante a realização de exames de imagem. Quando se faz uma ressonância magnética, por exemplo, são captadas imagens em alta resolução da área em questão.

Quais efeitos no corpo?

Indicações Exames vasculares, Suspeita de tumores, Processos inflamatórios, Avaliar os vasos sanguíneos, Avaliar os rins.

  1. Aumenta a opacidade das estruturas
  2. Restringe a penetração da radiação
  3. Aumenta o contraste entre as regiões adjacentes
  4. Bloqueia a passagem dos raios-x
  5. Faz com que os vasos e órgãos mudem sua aparência temporariamente

Quais as reações?

  • Reações alérgicas, como urticárias, manchas avermelhadas e angioedemas (inchaço)
  • Tosse e falta de ar
  • Alterações gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia
  • Irritação grave na pele e nos tecidos circundantes

Insira um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios